6 fatos que ninguém conta sobre o 1º ano da faculdade

Essa é uma das fases mais esperada da vida de qualquer pessoa. Temos certeza que neste exato momento você está pensando sobre como será a sua vida na faculdade, não é mesmo?

Por isso, para acabar com a sua ansiedade, preparamos uma lista com alguns fatos que ninguém vai te contar sobre o 1º ano de faculdade. Mas a Casa do Universitário Brasil, conta! Então vamos lá:

1º Fato: Só porque você foi aprovado no curso de Direito, a menos que você tenha sido aprovado em Harvard (uma das mais prestigiadas universidades do mundo), não é necessário ir de terno e gravata. Relaxe! Escolha um roupa confortável e vai. Só não esqueça de tomar banho, tá?

2º Fato: Não precisa ter vergonha de falar com as pessoas só porque você não conhece ninguém. Afinal, esse é o seu primeiro ano, certo? Então, seja sociável e pelo menos sorria para as pessoas, blz?

3º Fato: Você foi aprovado no curso dos seus sonhos? Uhuuu… Parabéns! Mas, nem tudo é perfeito. É possível, que você perceba que não vai gostar muito de algumas matérias. Mas isso não pode ser motivo para desanimar, ok? Lembra-se que na faculdade os professores não ficaram no seu pé como na escola. Por isso é preciso se dedicar ao máximo. Não entendeu alguma coisa. Faça perguntas, leia mais sobre o assunto, participe de grupos de estudo. Só não pode desanimar!

4º Fato: Um caderno, um lápis e uma borracha. Isso é tudo o que você vai precisar no seu primeiro dia de aula. Mas, caso você tenha sido aprovado em um curso mais específico como arquitetura, engenharia ou artes, talvez você seja orientado a comprar alguns materiais adicionais. Que com certeza, não irá utilizar na primeira aula. Então: sorria! Você está na faculdade.

5º Fato: Responsabilidade é a única coisa que qualquer universitário precisa ter em todos os anos da faculdade. Repetindo, ninguém vai ficar no seu pé para nada. Da mesma forma que você não vai poder culpar ninguém se não for aprovado ao final do semestre. Então, estude e cumpra os prazos!

6º Fato: Essa dica é para todo mundo! Cuide do seu dinheiro. É na faculdade que aprendemos a importância de controlar as finanças. Ser adulto é praticamente pagar para respirar. Por isso não se empolgue! Alguns sites e aplicativos, como Mint, Pocket Expense e You Need a Budget podem te ajudar a manter esse controle.

Bônus: Por fim, aproveite cada minuto. O começo pode ser difícil, mas como diria as nossas avós: nada é fácil nesta vida. E esse é o seu momento se conhecer e escolher o que você realmente quer para os próximos anos de sua vida.